sábado, 14 de novembro de 2009

Uma viagem legal





Vinha eu em minhas viagens de onibus, que faço e muito, uma vez que minha filha, meu neto e meu namorado, moram em outra cidade perto, mas outra cidade.

É bom, um pouco cansativo, exige entre outras coisas um pouco de paciência, muita saudade e muita vontade de estar perto sempre, mas vamos que vamos, já que a vida apresenta para o momento é isso, vamos lá.

Quem me conhece, apenas uma centena ou pouco menos de pessoas, sabem que falo , e falo muito. Gosto de falar, de conhecer gentes, de fazer amizades, de saber histórias, de dar palpites, mesmo quando não sou chamada, então aproveito essas pequenas e rápidas viagens assim também.

E foi numa dessas idas e vindas que conheci Dona Verônica, uma senhora simpática, cara boa, de sorriso fácil.

Entrou no onibus, toda apressada e atrapalhada com sua bagagem a procura de seu lugar, e seria minha vizinha de poltrona.

Acomodou seus pertences, sentou-se, tudo com muito bom astral e humor, pegou o celular, falou com alguém, desligou, tornou a ligar pra outro alguém, falou, falou, desligou meio que decepcionada, guardou -o na bolsa se ajeitou , pediu desculpas, como se isso tivesse me incomodado e pronto.
O onibus ligou, deu marcha ré, voltou a andar pra frente e fomos nós.
Então Dona Verônica , começou a falar primeiro da pressa que todos tinham, da rodoviária que ficou meio atrapalhada pra quem não conhece achar as coisas e assim foi.
Eu como gosto de conversar, pensei, essa viagem vai ser boa, arrumei uma companheira e tanto, e foi mesmo.
Aí, começamos a conversar de vida, de filhos, irmãos e tudo aquilo que todo mundo tem e, ela foi falando, mas falando de um jeito otimista da vida, sem ser aquele chato que quer acreditar em tudo e quer que voce acredite também.

"Estou passando por um momento , diria, um momento meio não dentro do contexto, ou do script da vida.

Não sei se é isso mesmo ou se sou eu que estou vendo a vida passar, muito depressa por sinal, e pra meu gosto e, nada , ou acho que nada esta acontecendo de novo, ou de diferente, nem acontecendo de bom, dentro do habitual.( o famoso , sempre o mesmo..rsrsrsrs)

Então resolvi, vou ficar um pouco comigo mesma, só comigo, dificil tarefa pra quem tem, mãe ( problema, sempre foi), familia, amigos, conhecidos, vizinhos , dos quais gosto muito, cada um com suas caracteristicas, com seus "jeitos".

Faz um bom tempo que passo minhas noites querendo , tentando , achando que consigo achar onde esta a ponta do fio que se perdeu, quer dizer, que eu acho que se perdeu.

Fico lá, acordada, dormindo acordada, pensando, lembrando, tentando esquecer, esquecendo, lembrando....

e té agora o que consegui é uma grande insônia, olheiras, cara de cansada, e o pior um grande mau humor.(rsrs)

Porque até então, minha vida era pautada em e como poderia estar sempre pronta a ser amiga, ajudar, defender, brigar( sentido figurado, viu!), achar caminhos, achar soluções, para que todos fossem ou, pelo menos se sentissem felizes, no mínimo de bem e bem com a vida. Eu sempre disse que, minha felicidade e bem estar ,é ver e poder ajudar as pessoas a serem felizes.(UTOPIA PURA).

E agora com meus cinquenta e poucos anos de vida, comecei a colher os frutos disso tudo que vivi até hoje.

Sabe quais são esses frutos???????

APRENDIZADO, LIÇÕES DURAS, LIÇÕES VERDADEIRAS.


Minha avó dizia que o que a mão direita faz , a esquerda nuca deverá saber, eu sempre segui isso, mas pensando bem, tem casos e casos que a mão direita e esquerda deve saber sim.


Muitas pessoas passam na minha vida, amigas desesperadas, parentes doentes, sem grana( eu também não tenho), que depois de terem se "arrumado",se ajeitado, simplesmente deixaram ou , acredito eu , esqueceram e fazem questão de não lembrar dos tempos ruins e com isso de mim, que fui muito amiga e útil pra ouvir, consolar, encorajar...

Sumiram, desapareceram, como uma grande nuvem de fumaça que o vento acabou com tudo.

Agora, bem na verdade, que bom, que bom que fizeram e aconteceram isso.

Foi muito bom pra mim, aprendi muito, hoje posso me considerar inteira como sempre fui, continuo a pensar e agir e acreditar nas pessoas, pelas pessoas, não pelos carros, casas, influências ou outras coisas mais, que muitos acreditam que é assim que o mundo anda, deixa elas.

Os verdadeiros amigos ficaram, novos e verdadeiros apareceram , a vida flui e a cada dia mais e mais aprendizado, mais lições.

Que bom , vivendo e apreendendo, e conseguindo aprender dizer "NÃO" ou "SIM", sem remorso ou culpa, simplesmente dizendo o que o momento necessita de ser dito."

Nessa altura, já quase chegando ao nosso destino, virou-se pra mim, que ouvia tudo com atenção, me perguntou, e voce, como é sua vida??

Sem pensar, porque não precisava pensar, respondi de pronto, IGUAL A SUA, COM PROBLEMAS E SOLUÇÕES, e com muita muita vontade de continuar a viver, viver muito e igualzinho ao que fiz até hoje, quero continuar a ser assim, faz bem pra mim, e se eu puder quero continuar a aprender muito, ajudando sempre,mesmo caindo, levantando , quebrando a cara, mas, aprendendo e muito.

Sou feliz, muito feliz assim!

Aí chegamos ao nosso destino, nos despedimos como se fossemos grande e velhas amigas.

Cada uma seguiu seu caminho, caminhando firmes e seguras que somos ,FELIZES, e que temos muito mais a agradecer que pedir e continuar a fazer sempre que precisarem de nós.


Dona Verônica,será inesquecivel nosso trajeto de outro dia.


Valeu!

(fatimagatha - 15/11/2009)













































Nenhum comentário:

Postar um comentário